Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

04/
06

Os diferentes Moscatos da Panizzon

O Moscatel, popular bebida, tem a origem em sua matéria-prima, a uva Moscato - também utilizada para produção de vinhos. Pesquisadores acreditam que essa família da fruta tem origem na Grécia e Egito, no mundo antigo. Tradição não falta para uva, que se destaca sempre pelo aroma inconfundível e pelo sabor adocicado.
Atualmente encontrada em diversos locais do planeta, com destaque para Espanha, Portugal, Oriente Médio e Brasil, a Moscato é parte essencial nos moscatéis e vinhos da Vinícola Panizzon. Destacam-se três variações da nobre família de uva, que são usadas para os produtos da casa.
Moscato Embrapa:
A uva foi criada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como uma alternativa nacional para a produção de vinhos aromáticos de mesa. É cultivada na Serra Gaúcha, mas também se adaptou a climas mais quentes, como do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. O vinho ou moscatel produzido com a Moscato Embrapa é agradável ao paladar, apresenta pouca acidez e é altamente aceito pelo consumidor brasileiro. Recentemente, a uva nacional também passou a ser utilizada na produção de sucos.
Moscato Giallo:
A variação Moscato Giallo é tradicionalmente encontrada no Norte da Itália - mesmo que a sua origem seja da Síria, o que a torna perfeita para cultivo também na Serra Gaúcha. Traz uma cor dourada e destaca-se na produção de vinhos leves brancos e vinhos passitos, feitos especialmente para o final da refeição ou sobremesa. O aroma é típico da uva moscato, com os tradicionais florais, além de contar com variações que podem lembrar o mel. A característica é unida ao sabor doce e nível moderado de acidez. Com a uva, a Vinícola Panizzon produz o Panizzon Moscato Giallo, que traz aromas de maracujá, goiaba e mamão, misturado com um sabor fresco.
Moscato Bianco:
O grupo da uva é o mais tradicional dentro da família Moscato. Podendo originar diferentes bebidas, de acordo com a época de colheita, aparece em espumantes, vinhos brancos secos e doces. É encontrado nos principais mercados da Europa, como França, Portugal, Itália e Espanha. A Moscato Bianco conta com uma maior quantidade de açúcar natural, o que cria uma doçura única, que pode ser aliada com os sabores de frutas cítricas e aromas florais, originando uma combinação perfeita. Com a uva, a Vinícola Panizzon tem o Panizzon Moscatel, um dos três melhores vinhos espumantes do mundo, reconhecido no importante concurso Moscatus du Monde.
As variações da família de uva Moscato podem ser encontradas nos produtos da Vinícola Panizzon. Os moscatéis e vinhos são recomendados para serem apreciados com aperitivos, ao final da refeição ou ainda com sobremesas. Aproveite!

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade